quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O avô António e os trabalhos da tia Alexandra


“O Avô António agora é uma estrelinha”, explica a Madalena ao Pedro. Estão a brincar com uma caixinha de música que ela ganhou do avô e lembra-se sempre disso. A história da estrelinha, claro, é minha, de uma vez em que, perante tantas perguntas sobre o avô, já não sabia o que lhe responder. Pareceu-me uma boa explicação, mas ela agora já lhe acha muitos defeitos e se calhar, qualquer dia, já não lhe serve. Ao Pedrinho sim, mas também ficou a pensar no assunto. Nas últimas noites pergunta-me sempre, lá à sua maneira, se o Avô António é uma estrelinha e até já perguntou se ele estava na lua.

Vem este post a propósito da tarefa em que se meteu a tia Alexandra: conseguir atribuir o nome de uma rua de Lisboa ao Avô António, que durante muitos anos se dedicou à cidade.

Está a recolher assinaturas, para apresentar oficialmente a sua proposta e quem quiser subscrever esta causa pode fazê-lo através do Facebook, neste link, ou, em alternativa, enviar por e-mail os seguintes dados: - nome; - profissão; - número de BI; - contacto telefónico.

Para ficarem a saber um pouco mais sobre este avô, aqui fica o texto da tia Alexandra:

FUNDAMENTAÇÃO DA PROPOSTA:

António Anselmo Aníbal dedicou a sua vida à causa pública. Foi dirigente estudantil entre 1963 e 1965 (Presidente da Pró-Associação de Estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa, o que lhe valeu a expulsão das universidades portuguesas durante um ano), Secretário de Estado da Administração Pública do V Governo Provisório, em 1975, e Deputado à Assembleia da República (independente, pelas listas do PCP) entre 1980 e 1987. A par da sua carreira profissional como bancário e docente universitário, assumiu os seguintes cargos públicos: Vice-Presidente do Instituto de Tecnologia Educativa (1975), Presidente da Inspecção Geral da Administração Pública (entre 1999 e 2001), Presidente do Instituto para a Inovação na Administração do Estado (2001) e Vice-Presidente da CIVITAS.

Actividade na Câmara Municipal de Lisboa:

Desempenhou o cargo de Vereador no Município de Lisboa ao longo de 17 anos, entre 1976 e 1993, durante os mandatos dos presidentes de Câmara Aquilino Ribeiro Machado, Nuno Cruz Abecassis, Jorge Sampaio e João Soares. Foi:

- Vereador da Oposição entre 1976 (na sequência das primeiras eleições autárquicas em Portugal, em Dezembro desse ano) e 1989.
- Vereador, com funções executivas, do Pelouro da Organização e Modernização Administrativa e do Pelouro da Intervenção Social (entre Janeiro de 1990 e Dezembro de 1993).
- Presidente da Comissão Municipal de Toponímia (entre 1990 e 1993).

Por sua proposta, em 1990, a Comissão Municipal de Toponímia deixou de ser um órgão interno ao Município de Lisboa, para se abrir à sociedade, passando a integrar Universidades, a Sociedade Portuguesa de Autores, o Grupo Amigos de Lisboa e personalidades de reconhecido mérito pelos seus conhecimentos e estudos sobre a cidade de Lisboa.

Medalhas atribuídas pelo Município de Lisboa:

- Foi condecorado com a medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, a 14 de Abril de 1988, “considerando a exemplar dedicação às suas funções”.

- Recebeu, a título póstumo a Medalha de Honra da cidade de Lisboa (Voto de pesar nº 11/2009 de 22 de Julho de 2009, subscrito pela Câmara Municipal de Lisboa).

Medalha atribuída pelo Presidente da República:

- Foi-lhe conferido, pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, o Grau de Comendador da Ordem do Mérito, a 27 de Janeiro em 2006.

Sem comentários: