terça-feira, 19 de março de 2013

O meu pai

Foi o meu pai que veio comigo. Eu tinha 17 anos, vinha para a faculdade aprender a ser advogada e mudava-me da minha pequena vila alentejano para uma cidade onde poucas vezes tinha estado e onde não conhecia ninguém. O meu pai veio comigo, alugámos um quarto em casa de uma respeitável senhora viúva (felizmente não havia vagas no lar de freiras), eu fiquei e o meu pai voltou. Voltou mas todos os dias me ligava, religiosamente, às oito e meia da manhã, quando chegava ao trabalho. Nessa altura não havia telemóveis e ainda não havia telefone fixo em nossa casa, por isso o meu pai era o meu elo de ligação à família e ao meu Alentejo. Às vezes atendia o telefone bêbeda de sono só para lhe dizer que estava bem e o ouvir dizer que estava tudo bem, e sabia que ele estava lá. Que eles estavam lá.
E de facto o meu pai esteve sempre lá, mesmo nunca falando muito, que ele nunca foi homem de muitas palavras. A minha mãe é a mais presente, é o carinho e a ternura, mas o meu pai é a força. A protecção que nunca me falha quando eu preciso. Que me mandou para a universidade, que me ajudou a comprar a minha primeira casa, que se zangou comigo quando me lembrei de comprar um carro sem sequer o avisar. Que me passou a mão pela cabeça quando tive o meu primeiro grande desgosto amoroso e, mesmo sem dizer nada, chamou todos os nomes ao meu ex.
O meu pai envelheceu, como todos os pais, como eu também envelheci, mas quase me espanto quando penso nisso, porque, para mim, ele continua a ser o meu pai da minha adolescência, que cheira a Old Spice e a sabonete Nívea, que vibrou quando a sua filha foi ser uma advogada (mal sabia ele...), e quando nasceu a sua neta, e quando conheceu o seu neto. 
O meu pai é ainda e sempre a minha força, ou não tivesse eu herdado dele a casmurrice. Zangamo-nos muitas vezes, discordamos de muitas coisas, eu acho que sei sempre tudo e ele também, mas gostamos tanto, tanto um do outro.  Ele nunca me disse isso, mas eu sei.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ηello it's me, I am also visiting this web site regularly, this web page is truly good and the visitors are in fact sharing fastidious thoughts.

My blog post - payday loans