quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dúvidas existenciais

A Madalena descobriu hoje o livro que a tia ofereceu no Natal, cheio de fotografias do avô António com os seus netos. E o livro, naturalmente, foi a leitura da hora do jantar. Ela sabe muito bem identificar o avô nas fotos, mas não consigo perceber o que vai naquela cabecinha. "Eu não conheço o meu avô António, mamã", dizia-me hoje. Já lhe expliquei uma vez que o avô teve de se ir embora, que não está cá connosco, mas que gostamos muito dele, mas depois não sei o que mais lhe hei-de dizer e fico apenas a torcer para que não faça mais perguntas.
Não faz, porque, afinal, tem apenas três anos, mas desconfio que ela sabe que há aqui qualquer coisa estranha, só que não sabe bem o que é.
Um pouco como aconteceu com o Zorbas, que estava muito doente, "foi ao médico dos animais", e não voltou. Ontem disse-me que agora só tem um gatinho, o Calvin. Não fala no Zorbas, mas eu sei muito bem que ela se lembra dele.
Como é que se explicam estas coisas a uma bebé?

4 comentários:

IsabelCunha disse...

complicado!

MA disse...

Perdi o meu avô - no meu caso o materno - quando tinha 3 anos. De início foi-me dito que ele tinha ido viajar, mais tarde terei percebido o que realmente aconteceu. E graças às histórias q a minha mãe me foi contando tive sempre um carinho enorme por ele, apesar de praticamente não o ter conhecido. O Sérgio vai conseguir criar o mesmo sentimento nos vossos filhos, tenho a certeza. E eu vou tentar fazer o mesmo com a avó do Henrique. Bjs a todos. MAB

Alexandra A. disse...

Foi também - e muito - para a Madalena que organizei o livro "O avô António e os netos". No final, as principais personagens são a Madalena (durante o seu primeiro ano de vida) e o avô, com ela ao colo ou olhando-a cheio de ternura.

Nem sabem como fico feliz por saber que o livro é um mote para o pai Sérgio e a mãe Filomena lhe falarem deste avô - e para ela falar dele como "o meu avô António".

Obrigada e mil beijinhos para os 4,

Tia Xana

carlamariamateus40 disse...

É muito dificil para nós linda,eu que o diga,o ricardo ainda nem tinha 2 anos quando ficou sem a avó ana,e está sempre a falar nela,ainda ontem á oite foi a ultima vez,olhou para o céu,viu uma estrela e disse -olha mãe lá está a avó...deixa-me ,muitas vezes sem palavras o meu filho:(