quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Jesus

No Alentejo, uma vizinha da avó, muito assídua na Igreja, mostrou à Madalena uma imagem de Nossa Senhora no telemóvel e perguntou-lhe: "é a mãe de quem?" Perante uma avó cheia de orgulho, dona princesa não desilude e responde, muito decidida, "é a mãe do Jesus".
O pai, que assistiu ao diálogo, mal teve oportunidade, e já sem as amigas da avó a assistir, continuou o interrogatório: "E o professor dos jogadores do Benfica, como se chama?" E ela logo: "É o Jesus".
E pronto, é assim que o homem cá de casa ensina a filha a questionar as coisas, mais exactamente, tudo o que tenha a ver com religião, compromisso solenemente assumido perante o padre Victor, que aceitou baptizar a Madalena apesar de ela ter um pai que não quer saber da Igreja para nada.

domingo, 14 de agosto de 2011

Férias em alentejano

Dona Princesa regressou cheia de gerúndios. O Pedro está chorando. Ou dormindo. Nós estamos comendo gelado. Ela está vendo o Noddy na televisão. O Alentejo é assim, cola-se-nos à pele e deixa destas marcas. Mesmo na pequena Mada, que tanto de gosta de ir na carrinha do avô para o Algarve, em viagens que duram horas e em que não saem do mesmo sítio, e que se pela por uma ida ao monte, onde brinca na terra com o mano sem que ninguém a chateie. Dona Mada que este ano já dividiu com o Pedro o seu "quarto das costuras", como andava a exigir há que tempos, e que se aproveita da avó para passar manhãs inteiras a comer bolinho e a ver desenhos animados na televisão.
A nossa semana de Alentejo passou a correr, como sempre, mas soube a descanso e a paz, e a comidinha boa, boa, e a banhos de piscina com a planície em pano de fundo. E mimos, muitos mimos. E saudades. E promessas de regressarmos em Setembro.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Andarilho

Para se levantar ainda precisa de uma ajudinha, mas qualquer coisa que esteja à mão lhe serve. Depois disso, de braços abertos e mãos estendidas para garantir o equilíbrio, faz grandes caminhadas. Verdadeiras maratonas, aliás, para quem até aos 17 meses preferiu gatinhar com toda a elegância e destreza, competindo com a mana nas corridas pela casa. As calças rasgadas nos joelhos e os ditos esfolados e calejados prometem agora ser definitivamente remetidos para a história. Pedrinho está rendido às vantagens da bípedia e até já consegue comer, bater palminhas e transportar coisas de um lado para o outro ao mesmo tempo que ensaia grandes passadas. À noite, feliz e orgulhoso dos seus feitos, ainda dá mais umas voltitas de pé na cama, com dona princesa, farta do barulho que ele faz, a dizer-lhe que durma.

domingo, 7 de agosto de 2011

Alguns factos importantes sobre as nossas férias nos Algarves

Pedrinho pela-se por um banho de mar; Madalena aventurou-se este ano, sempre bem agarrada a um dos pais e à sua bóia, e está uma profissional.

Madalena está fã de bolas de berlim e o Pedro também, embora as dele sejam sempre devidamente acompanhadas de uma espessa camada de areia.

As manhãs na piscina foram boas, boas, boas e, além dos belos dos banhos, deram para os rebentos brincarem e até para os pais lerem o jornal.

Pedrinho, com o seu charme, arranjou duas baby-sitters, Mariana e Beatriz, que o mimaram até dizer chega e o passearam por toda a piscina. Também se tornaram grandes amigas da Madalena, embora ela, uma vez ou outra, tenha tido de as meter na ordem, tal era a profusão de beijinhos com que insistiam em a mimosear.

Os fins de tarde na praia, às vezes até às nove da noite, foram do melhor que há, já sem a confusão de gente que em Agosto invade o Algarve - quando estavam todos a sair, a correr furiosamente para conseguir jantar num restaurante antes das onze da noite, estávamos nós a chegar, com o areal à nossa espera.

Ir a Ayamonte comprar caramelos e regressar de barco continua a ser tão bom como dantes, quando ainda não havia ponte e íamos no Renault 5, com a diferença que agora acabaram-se as intermináveis filas para entrar e temos o barco quase só para nós.

Gostamos cada vez mais de Cabanas e da casa da praia e da nossa praia preferida, onde ainda se consegue estacionar em Agosto. Para o ano lá estaremos.