quinta-feira, 27 de outubro de 2011

20 meses de Pedrinho

"Em média, com 1 ano e 8 meses, uma criança diz mais ou menos uma dúzia de palavras diferentes."

Bom, isto é o que dizem os livros, porque cá em casa as palavras resumem-se a três, a saber: carro, mamã e cá, esta última sempre que quer que lhe dê alguma coisa e sempre a soar um bocadinho em tom de ordem.

Pedrinho acha que não precisa de dizer mais nada porque consegue fazer-se entender na perfeição sempre que é preciso.

Além disso, diz a orgulhosa mamã, não fala mas canta. Ah pois é: ontem fui dar com ele a trautear a valsa Danúbio Azul, a acompanhar um livro musical que ganhou há uns dias e que se tornou, desde então, o seu brinquedo favorito. Na, na, na, na... e palminhas no fim para o grande artista.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sabedoria de dona princesa

Dona Mada a contar as novidades da escola...

"O Muhamed hoje bateu na Ester quando ela acordou. Agora já não sou amiga dele. Ela chorou muito e depois foi brincar sozinha. É assim a vida."

... e a refilar com o mano que desata num berreiro depois de ela própria ter acabado de fazer uma birra:

"Ai, ai, agora começa o outro a chorar"

domingo, 23 de outubro de 2011

Minha rica filha do seu rico pai

E hei-la que volta, a chuva, depois de um verão que entrou por Outubro a dentro e nos trazia já fartos dos sapatos e das roupas frescas. Hoje choveu à séria e o cheiro da terra molhada invadiu a cidade. Dona Madalena e senhor Pedro inauguraram a nova estação com uma tosse cavernosa que nos obrigou a acordar várias vezes por noite e amanhã teremos de os levar à escola pela primeira vez os dois debaixo de uma chuvada. O carrinho-para-dois não será muito prático, porque não temos capa para a chuva, mas dona Mada há-de ter solução, com certeza. Como já me dizia um dia destes, em que saímos mais atrasadas, "mamã, vamos de táxixe". "Não pode ser filha, que custa muito caro", disse-lhe eu, na minha saga de a fazer entender o valor das coisas. E ela: "o meu papá leva-me, o meu papá tem muito dinheiro."

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Não me chateiem, por favor

Pedrinho já dorme na cama grande, um colchão enorme para ele, onde pode dar umas valentes braçadas e de onde já caiu várias vezes a meio da noite. Oiço-o a resmungar e lá vou, disparada, mas quase sempre o vejo já a voltar para a cama, com um ar muito chateado. Às vezes precisa de uns miminhos, claro, que isto de ter uma cama sem grades é uma grande novidade. Ainda assim, e ao contrário do que eu temia, não se pira de lá quando o deito e fica sossegado, ainda de olho aberto, quando fecho a luz e lhe digo boa noite. Gosta tanto da cama nova, que hoje de manhã, depois de beber o leite, voltou para lá sozinho, deitou-se e adormeceu mais um bocadinho. É mesmo o menino do papá...

Elogios

Madalena, muito satisfeita, porque o Rui conseguiu pôr a televisão a funcionar quando nós já pensávamos que só nos restava comprar uma nova: "Mamã, o Rui é um arranjador!"

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Das Winx

São a mais recente paixão da Madalena: as Winx. A coisa é de tal ordem, que até o Pedrinho já se converteu, pois a mana decidiu que o Noddy já não é para ela e ele, de tanto ver, resignou-se.

As brincadeiras agora têm fadas, asas, feiticeiras e feiticeiros do circulo negro. E têm a música das Winx. E os nomes das fadas. Ela é a Stella (a loira), eu a Bloom (a ruiva), o pai é o Sky e o Pedrinho é o Brandon.

Lá na escola, a Susana e a Bela também já têm nomes de personagens das Winx e de vez em quando alguém se cruza connosco nas escadas e pergunta, "então, hoje és a Madalena ou a Stella?"

Quer roupas das Winx, sapatos das Winx, carros das Winx (até agora sem sucesso, felizmente) e insiste em pintar as unhas e pôr baton nos lábios, que depois mantém entreabertos e sem chucha, para não estragar a maquilhagem.

As birras também têm as Winx na origem, porque ela quer ver todos os dias mais episódios e negoceia muito bem a coisa: "Vês dois e depois desligamos a televisão, está bem?" "Não, porque eu tenho três anos e por isso tenho de ver três". E pronto, perante esta lógica da batata, o que é nós podemos fazer?

sábado, 1 de outubro de 2011