quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Bem vindos ao maravilhoso mundo...

... dos que não têm seguro de saúde. Podia ser este o "slogan" à entrada da Maternidade Alfredo da Costa, essa instituição com mais de sete décadas e onde nascem todos os anos para cima de cinco mil bebés. Eu, que até nem tenho muito a apontar à MAC, onde nasceu a Madalena e tudo correu bem, desta vez saí de lá com vontade de bater em alguém o que, tendo em conta que tinha acabado de fazer uma aminiocintese, que requer repouso absoluto fisico e mental, não é propriamente muito adequado. Tudo graças à ave rara que nos atendeu, uma médica especialista, aparentemente das mais reputadas, mas que tem tanta educação e simpatia como uma porta. Chegou atrasada quase uma hora, passou pela sala de espera sem dizer sequer bom dia às 20 ou 30 mulheres que aí estavam e ainda ficou calmamente à conversa no corredor com as enfermeiras.
Nada de mais para nós, que até já estamos programados para aguardar quando se trata do SNS. Contudo, esperávamos um comportamento diferente durante o exame, que vai muito além de uma simples ecografia. Acontece que a senhora especialista estava de costas e assim se manteve quando entrámos na sala, sem se dignar sequer a olhar para nós, reles mortais. E qundo o fez foi para me mandar pôr numa posição mais adequada, altura em que eu cometi o pecado supremo de me queixar que me doíam as costas. Foi o suficiente para ela desatar aos berros, porque se eu não tinha condições para fazer o exame então que me fosse embora, que ela tinha de ter todas as condições e mais não sei o que mais, que às tantas deixei de a ouvir enquanto lá ia tentando explicar que as dores de costas são permanentes, que não hão-de passar até ao fim da gravidez e que não queria nada adiar o exame. Lá de trás, onde estava a assistir, ouvi o Sérgio a dizer que aquilo já era difícil para nós e ela se faz favor que fosse mais simpática. Não foi, mas pelo menos baixou a voz, fez o que tinha a fazer e respondeu às minhas perguntas de mãe embasbacada a olhar para o rebento que aparecia no monitor e que, naquele momento, passou a ser a única coisa que interessava.
Pormenor importante nesta história: a dra. Ana Teresa , que assim se chama a querida especialista, é nossa velha conhecida, já que foi ela quem fez as ecografias na gravidez da Madalena. Acontece que esses exames não foram feitos na MAC, mas sim numa clínica, onde ela trabalha nos tempos livres e nós pagamos para cima de 100 euros por cada consulta. Números mágicos, pelos vistos, porque aí, apesar de reservada, nunca foi mal educada ou agressiva. Espero que trabalhe à comissão, porque de nós não receberá nem mais um tostão.

6 comentários:

Unknown disse...

A Dr.ª Ana Teresa é famosamente conhecida por Teresinha ou é outra?
... só uma curiosidade.
Ana Cristina

Unknown disse...

Mena, se precisarem de um nome espectacular, que para além de boa profissional, é gentil e simpática, é só dizer. Mas também pagas.
Beijocas e parabéns pelo rapaz! É pacífico dentro de ti? Se não for, não te preocupes que passa...
Rita

mena disse...

não sei, ana cristina... tu se calhar até conheces...
e, Rita, obrigada, eu tenho um médico. só fui à MAC para fazer este exame em particular.porque lá tenho toda a confiança. e continuei a ter, quer dizer, quero crer que a mulher é profissional e sabe o que está a fazer, por mais antipática e malcriada que seja...

IPQ disse...

uma palavra:
VACA!
desculpa, sei que este é um blog de mães mas essa senhora não me merce outro tipo de substantivo. Estou cansada de pessoas pouco profissionais.
Obrigada Sérgio, a minha admiração por ti cresceu:)

Blue disse...

Acho cada vez mais os médicos uns mercenários, como é claro há excepções!!! Beijos, deviam ser proibidos de exercer em dois sítios!!!

Carla Macedo disse...

deviam era de ser proibidos de ser malcriados para os pobrezinhos, porque às vezes os pobrezinhos até sabem algumas coisas. de educação, pelo menos.
beijinhos mena! parabéns pelo rapaz e por serem fortes.