domingo, 6 de março de 2011

Doze coisas sobre senhor Pedro agora que já tem um ano e é quase um homem

1. Dorme pouco. O menos possível, porque há coisas muito mais interessantes para fazer. Nos dias em que dorme de seguida até às sete da manhã, a mamã vai à janela mandar um foguete.

2. Dorme de rabo para o ar. Umas vezes porque é assim que, literalmente, cai na cama, depois de muito reclamar, outras vezes só porque sim e porque é realmente a sua posição preferida. Mudou, porque quando era mais pequenino, só dormia voltado para a esquerda.

3. Come bem, mas só sopas devidamente passadas. Recusa firmemente qualquer coisa que tenha de mastigar, como arroz, massa e afins. Curiosamente, pão e bolachas Maria marcham lindamente, sem se engasgar uma única vez.

4. Sabe muito bem como se chama, quem é o pai, a mãe, a mana, os gatos, a Inna. Dá a chucha, quando lha pedimos, brinca ao esconde-esconde sempre que arranja alguma coisa com que tapar a cara e sabe acenar e bater palminhas, mas só quando lhe apetece, ou seja, quase nunca.

5. Sabe quando está a fazer asneira, porque pára e olha para nós a ver como reagimos, mas ignora escandalosamente o "não", sempre a testar os limites dos progenitores.
Asneiras preferidas: enfiar-se no duche logo depois de um de nós ter saído (ou abrir a porta quando estamos lá dentro); brincar com os baldes do lixo e com o bacio da Madalena (em relação a este tem uma verdadeira atracção fatal, sobretudo quando ela acabou de o usar e eu ainda não tive tempo de o despejar); mandar ao chão o conteúdo das prateleiras da cozinha onde consegue chegar (hoje de manhã foi o frasco do mel que não resistiu).

6. Adora ver televisão. Fica sentado, muito sossegadinho, como se percebesse tudo do princípio ao fim. No topo das suas preferências está o Noddy, mas também gosta dos Aristogatos e de tudo o que lhe mostramos no youtube. Não tem licença para, tudo somado, ultrapassar a meia hora diária.

7. Tem uma estranha paixão pelos brinquedos que a Madalena tem na mão. Como ela, também estranhamente, padece do mesmo mal, de vez em quando a coisa dá para o torto e temos choradeira. Senhor Pedro não se fica, mas por enquanto ainda continua a ser fácil distraí-lo com outra coisa qualquer que esteja à mão.

8. Gosta muito de livros, sejam eles quais forem, e (até ver) não os destrói. Ainda há pouco dei com ele a ler, muito atentamente, um dos meus livros de culinária.

9. É um bem disposto, só chora quando tem fome, não quer dormir, ou o tiram das suas rotinas habituais, caso em que fica com um tremendo mau feitio.

10. A sua frase favorita é "dá dá dá". E nem mais nada. Nem "mamã", para grande frustração da dita.

11. Já veste roupa para 18 meses e pesa, pelas minhas contas, uns doze quilos. Na próxima semana há consulta na pediatra e acertamos as estatísticas.

12. Continua a dormir no quarto dos pais. Porque é mais fácil quando (frequentemente) nos acorda durante a noite e porque antecipamos uma tarefa difícil a de conseguir adormecer os meus dois rebentos no mesmo quarto.

1 comentário:

Anónimo disse...

be happy and love. kiss