segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Domingo à tarde

Domingo chuvoso, em casa e sem televisão. Que melhor forma de ocupar o tempo senão fazendo biscoitos? E foi assim que nós os três lançámos mãos à obra, enquanto o pai dormia tranquilo no sofá, provavelmente ainda a sonhar com sacos de supermercado cheios de iogurtes e comida de gato.

Escolhemos uma bela receita de biscoitos de azeite, colocámos os aventais, os bancos de cozinha devidamente preparados para os pasteleiros mais pequenos alcançarem a bancada e lá fomos nós. Pedrinho experimentou comer um bocadinho e depois, há que admiti-lo, não achou assim grande graça, preferindo retirar-se para o quarto dos brinquedos.

Mamã e dona princesa regalaram-se e fizeram biscoitos com as letras da família todas, uma operação comandada por sua magestade, naturalmente. Este que está aqui na foto, como se pode constatar, é o biscoito destinado ao Rui, mas há muitos mais. Ficaram talvez um bocadito duros, resultado de uns minutinhos em excesso no forno, mas para principiantes não nos saímos nada mal.

Aqui fica a receita, para o caso de quererem experimentar:

Biscoitos de Azeite
250 gr de farinha sem fermento
100 gr de açucar
1 dl de azeite
4 colheres de sopa de leite
raspa de limão

Juntar tudo até se conseguir uma bola que dê para moldar, com uma consistência próxima da da plasticina, e depois é dar asas à imaginação e ignorar eventuais bocadinhos de cuspo que possam seguir juntos. Dez minutos no forno, ou menos, se forem pequeninos, e já está. Bom apetite.

3 comentários:

graça anibal disse...

Espero que haja aí um G guardado para eu provar...

Fátima Lança disse...

Espero que sobrem alguns,para virem ter ao Alentejo
Beijinhos

mena disse...

palpita-me que nenhuma das avós terá grande sorte. mesmo duros, os biscoitos tiveram grande saída e já restam poucas letras :)