terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Três telefonemas

1º, logo pela manhã:

Está? Bom dia, olhe, temos aqui um gato, o Calvin, deve estar perdido. Entrou na loja e agora não o conseguimos mandar embora. É aqui no Fórum Tivoli, na Fashion Clinic. Atendi, um bocado distraída e mesmo no final de uma entrevista que tinha estado a fazer, e só me deu para rir, porque se há coisa que este gato sabe é escolher bem os sítios onde vai. Nada mau, na Fashion Clinic, respondi à rapariga. Pois, tem um gato muito chique, riu-se. Pedi-lhe que o encaminhasse para casa, que ele sabe ir sozinho, mas ela deve ter achado que eu não passava de uma dona desnaturada que abandona animais e desligou com muito maus modos.

2º telefonema, por volta da hora do almoço. Ao fundo ouvia-se música espanhola bastante alta.

Oh minha senhora, fala aqui do Andorra, está cá o seu gatinho, pode vir buscá-lo. Andorra? Não estou a ver onde é, desculpe lá. Então, o Andorra, aqui nas Portas de Santo Antão, não conhece? Ele está cá já há  um bocado e já lhe demos de comer. Não faça isso, senão ele nunca mais se vai embora para casa, peço eu ao diligente e preocupado empregado de mesa. Pois, não fomos nós, foram os turistas, sabe como é, um peitinho de frango aqui, uma sardinha e uma perninha ali... Sei como é sei...

3º telefonema, por volta da hora do lanche.

Um senhor aos gritos, para se fazer ouvir sobre o barulho de fundo, informa que o nosso gato está "guardado na despensa". É mais um restaurante, desta vez o Santiago, já perto do Rossio, e também já lhe tinham dado comida. Que o fossemos buscar até à meia-noite e se não pudéssemos não fazia mal, que ele passava lá a noite.

Fomos buscá-lo e agora dorme serenamente o dono dos gatos justos, ele que, mais uma vez, teve um dia cheio de aventuras e entretanto está já a ver como é que amanhã de manhã se há-de escapulir de novo para a rua.

3 comentários:

Unknown disse...

Tantas aventuras num dia só... Aqui por casa a aventura de hoje foi internamento, insuficiência renal, cálculos vesicais, algálias e soros num gato que se chama Pilas. Deve ser a sina dele, e a nossa...
Ana Cristina

mena disse...

Tadinho do Pilas. essa coisa é uma chatice mesmo... as melhoras.

carlamariamateus40 disse...

O Calvin é o máximo!!!Que maravilha de gato!