quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

E vão dois

Está a chegar o segundo dentinho. A bebé andava muito mais rabujenta, mas os papás, ignorantes, nem se lembraram que poderia ser isto. Hoje demos por ele, lindinho, em baixo, ao lado do anterior. E a Madalena recuperou a boa disposição, apesar de estar também com a sua primeira conjuntivite. Não faz mal. Acorda com os olhos colados mas com um grande sorriso para a mamã, a minha pequenina linda e maravilhosa!

domingo, 18 de janeiro de 2009

O comando é meu!

A bebé que não chorava (quase) nunca e que raramente reclamava está a crescer. E aquela teoria de ela ter herdado o bom feitio do papá parece que afinal não tem pernas para andar. A nossa Madalena está cada vez mais decidida a impor a sua vontade e até tem um tipo de choro novo para anunciar ao mundo o que quer e o que não quer. Por exemplo, quer o comando da televisão, quer o telemóvel do papá, quer o rato do computador da mãe que tem umas luzes todas coloridas. E não quer ir para a cama dormir a sesta antes da hora dela, ou não quer ficar sentada no café enquanto a mãe lancha. Se não lhe fazemos a vontade desata num berreiro daqueles sem lágrimas, de puro protesto, zangadissima com o mundo e só pára quando ou lhe fazemos a vontade, ou arranjamos outra maneira de a distrair.
Está a crescer, e já percebe muito bem o significado da palavra "não". Fica a olhar para nós por um momento e depois continua na dela, a fazer o que lhe dá na real gana, a mostrar que é rapariga de personalidade própria e que não queiram mandar na vida dela que ela não deixa. É para aprenderem, papás. Vão-se acostumando!

Felizmente, as acções de protesto ainda vão sendo poucas e facilmente ultrapassáveis. Para ser honesta, choro mesmo, à séria, é quando está a cair de sono, mas se recusa a dormir ou, então, quando lhe tiramos o comando da televisão. O Rui até já tratou de lhe arranjar um só para ela, sem pilhas, mas a rapariga interessa-lhe mesmo é o outro, o grande, o Meo, o do pai...

sábado, 17 de janeiro de 2009

Xavier

Hoje conhecemos o Xavier no jardim do Campo de Sant'Ana. Tem nove meses, é ligeiramente mais baixinho do que a Madalena, tem umas bochechas e uns olhos azuis deliciosos e fartou-se de fazer festinhas na nova amiguinha. Quanto a ela, deve ter achado que o rapaz era um atiradiço do pior e não só não lhe deu um único sorriso, como lhe virou altivamente a cara. Por outras palavras, não quis saber do Xavier para nada e não houve maneira de a convencer que era um amiguinho novo. Ele anda na cresce, ela brinca todos os dias com a Elena. Talvez esteja aí a explicação...

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Mais notícias da Elena

(No Subject)‏
From: elena tarabrina (elenatarabrina@hotmail.com)
Sent: Mon 1/12/09 9:03 PM
To: filomenal@hotmail.com

esta bem....Madalena comer moito bom sopinho e fruta...agora esta dorma.

-------------------------------------------------------------

domingo, 11 de janeiro de 2009

Tirou a chupa da boca...

... e enfiou-a na boca do papá. Está cada vez mais desembaraçada com as mãos, para grande orgulho dos babadíssimos progenitores. E anda também muito competente com a comidinha. À hora das refeições o prato da sopa fica vazio e se for papinha, então,não cai nem uma gota no babete. Continuo a juntar-lhe bolachas à pêra ou à maçã cozida e a sobremesa também vai toda. Os dias em que eu achava que a rapariga nunca havia de gostar de comer parecem ter passado. Esta semana há nova visita à médica e palpita-me que já melhorou o percentil no que toca ao peso. E se assim for, é capaz de haver novidades na ementa diária. Grande bébinha!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Banho

Hoje não lhe apeteceu. Mal tocou com os pés na água agarrou-se a mim com toda a força e foi o cabo dos trabalhos para a conseguir, finalmente, sentar na banheira. Depois refilou durante todo o tempo, aborrecidíssima com o banho, ela que sempre adorou a água.

As primeiras incursões na banheira foram um terror. Tinhamos medo que ela nos escorregasse das mãos, mas depois descobrimos logo que a rapariga era menos frágil do que parecia e que gostava mesmo muito de estar dentro de água. E a hora do banho tornou-se uma das mais giras do dia, com o papá a correr para casa a tempo de servir de assistente. Ela brinca, ri, fecha os olhos e deixa a água escorrer e, pasme-se, não refila quando lhe lavamos o nariz e a cara.

Por isso é que o choro de hoje foi tão estranho. Está uma menina, a nossa bebé, e se calhar, pura e simplesmente, não lhe apetecia... Brazelton, socorro!!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

As segundas-feiras são as piores

Toda a gente sabe. São os dias em que ainda faltam cinco dias inteirinhos para o sábado, a agenda está em branco e é quase hora da reunião,ninguém tem nada para escrever, mas é preciso encher páginas. São também os dias em que os directores são mais chatos - porque, coitados, para eles também é segunda-feira - e apetece mandá-los todos dar uma voltinha ao bilhar grande (aqui neste blog não se dizem nomes feios...). E hoje foi também o dia em que o Sócrates decidiu dar uma entrevista à televisão, trocando os horários a toda a gente só para ir dizer que sim senhor, que afinal parece que estamos mesmo em recessão. As segundas-feiras, toda a gente sabe, deviam ser riscadas dos calendários; passava-se logo para a terça e era muito melhor. O problema, querida Madalena, é que, pensando bem, temos mesmo é que aproveitar todos os dias e todos os minutinhos para estar contigo, para brincar contigo, para te ver a rir, a beber o biberão sozinha ou a olhar, com cara de muito entendida, para a entrevista do Sócrates na televisão, como o ar concentrado igualzinho ao do papá. Pensando bem, vivam as segundas-feiras, vivam todos os dias contigo, cada um melhor do que o outro.

(A bébinha também não gosta das segundas-feiras. Choraminga quando saimos para o tabalho e quando à noite chegamos a casa só quer colinho e protesta até de irmos da sala até à cozinha. Afinal, depois de dois dias inteirinhos coladinha aos papás, por que raio é que a deixam sozinha em casa com a Helena?!)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

31 de Dezembro, meia noite...

... e nós estávamos na casa do Bairro, aquela com um terraço fantástico sobre Lisboa, com o Tejo e Almada lá ao fundo, que o João d'Espiney anda a cobiçar há que tempos e para onde vai finalmente morar em 2009. A passagem de ano já lá foi, com a Inês e o Carlos fora, mais a sua Ritinha, mas com o João, a Catarina Delduque, o Rui, a Lyz, o Ribeiro e a sua Catarina, a Eduarda, o Castro... os do costume. E com a Madalena como estrela da estação, acordadíssima até bem depois da meia-noite, quando finalmente decidimos que era melhor vir para casa e ela se deixou dormir mal a instalámos no ovinho. Esteve magnífica, a princesa, sem choros, sempre bem disposta, maravilhosa como sempre. E o nosso abraço a três, a entrar no novo ano, foi feliz, feliz, muito feliz.