quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Jesus

No Alentejo, uma vizinha da avó, muito assídua na Igreja, mostrou à Madalena uma imagem de Nossa Senhora no telemóvel e perguntou-lhe: "é a mãe de quem?" Perante uma avó cheia de orgulho, dona princesa não desilude e responde, muito decidida, "é a mãe do Jesus".
O pai, que assistiu ao diálogo, mal teve oportunidade, e já sem as amigas da avó a assistir, continuou o interrogatório: "E o professor dos jogadores do Benfica, como se chama?" E ela logo: "É o Jesus".
E pronto, é assim que o homem cá de casa ensina a filha a questionar as coisas, mais exactamente, tudo o que tenha a ver com religião, compromisso solenemente assumido perante o padre Victor, que aceitou baptizar a Madalena apesar de ela ter um pai que não quer saber da Igreja para nada.

1 comentário:

Alexandra A. disse...

Filomena, não sei como é que vocês vão resolver isso... Mãe crente e pai ateu, convictos de ambos os lados, assim como as respectivas famílias...
Acho que quem vai mesmo resolver o caso vai ser a Madalena, com a sua inteligência e sensibilidade serenas. Há-de recolher, armazenar, triar informações e emoções contraditórias (o que a vai baralhar mas também enriquecer) e depois decidirá. Serenamente.

Beijinhos da tia Xana(ateia, como o pai, mas tolerante e respeitadora de quem crê, assim como ele)

P.S. Gostei do padre Victor e comovi-me, inesperadamente, no baptizado da Madalena