domingo, 15 de abril de 2012

A mãe da Ângela e da Solange

E porque não voltas tu para Cabo Verde? Lá tens os teus pais, os teus irmãos, não estarias sozinha. Não posso, Filó. Tenho duas filhas, a sociedade ia falar. Vim para cá tirar um curso superior e só posso voltar quando o acabar. Nessa altura, já tenho um lugar garantido, que o meu irmão é professor, conhece muita gente. Até lá, tenho de resolver aqui a minha vida. Como? Não sei. Sei é que as minhas filhas não podem passar fome. Por elas faço tudo. Só não faço asneiras. De resto faço tudo. No meu país já não podia ser. Por isso, hoje à tarde agarro nas meninas, encho-as de casacos, e vou com o meu compadre desmanchar um colchão que alguém deixou ali perto do Minipreço. O cobre vale quatro euros ao quilo, o ferro é um bocado menos, agora está a um euro e dezoito, mas não importa, que sem esse dinheiro não sei o que faria à minha vida. Em Cabo Verde isso não seria possível. Não posso voltar. Não posso dar esse desgosto aos meus pais. Um dia acabo o curso de psicologia que tive de interromper quando descobri que estava gravida. Foi um susto muito grande, tive de arranjar um emprego, mas despediram-me quando a barriga coneçou a crescer. E desde que nasceram as gémeas nunca mais consegui trabalhar. Perdi a bolsa de estudo da embaixada, perdi a autorização de residência, e agora para me darem outra preciso de um contrato de trabalho, mas para me fazerem um contrato de trabalho pedem-me a autorização de residência. E ando nisto.
Agora tenho de ir, antes que mais alguém aqui do bairro descubra o colchão abandonado. Filó, se tu conheceres alguém que precise de uma empregada, diz-lhe que eu estou à procura de emprego. Que tenho a Ângela e a Solange para criar e faço tudo para as alimentar. Só não faço asneiras.

4 comentários:

Rui disse...

Ja passei a palavra e vou dizer a quem possa ter falta

Anónimo disse...

Ai, que história! Dá vontade de ter dinheiro para ter duas empregadas, caraças. Vou passar palavra também. Ela aceita dinheiro? Comida?
MAB

mena disse...

qualquer ajuda é bem vinda, suponho.

Fatima Lança disse...

Deus há-de recompensar-te pelo bem que tens feito á mãe da Ãngela e da Solange.