sábado, 25 de abril de 2009

Choveram cravos no Chiado

Foi o dia em que a Madalena fez 11 meses e descemos juntos a Avenida. Os três, ao lado dos bonecos gigantes, dos miúdos dos tambores, da camionete da câmara do Seixal, do coro alentejano da Amora e de todos os outros que ainda se dão ao trabalho de descer a Avenida no 25 de Abril e de cantar as músicas do Zeca e de jurar que o povo unido jamais será vencido. Desta vez não vimos a chaimite e não ouvimos os discursos no Rossio, porque foi preciso parar a meio para dar os iogurtes à princesa. E, também por isso, este foi de certeza o melhor 25 de Abril de todos os 25 de Abril, desde há 35 anos,quando o papá ainda nem tinha nascido e a mamã ouvia sem perceber as histórias dos homens que faziam parar os carros que vinham do Algarve para Lisboa,à procura de armas escondidas nos porta-bagagens. Foi o melhor 25 de Abril de sempre, e não importa se estamos em crise,se o Cavaco vai ao Parlamento dizer que isto não melhora de um dia para o outro, se ando tão cansada quem nem consigo dormir uma noite inteira de seguida. Não me lembro de alguma vez me ter sentido tão feliz a descer a Avenida ou, depois, quando subimos ao Chiado para assistir à chuva dos quatro mil cravos que um helicóptero da Força Aérea fez chover sobre a multidão. Porque, de repente, só havia os cravos que caíam do céu e a minha pequena família, eu muito pequenina perante o tamanho deste meu amor por eles. Um dia, querida Madalena, hei-de explicar-te porque é que é (ainda) tão importante descer a Avenida no 25 de Abril.

2 comentários:

JR disse...

É lindo o teu olhar de mãe sobre o mundo, através dos olhos deste blog-da-madalena. Pareces transfigurada e eu fico até comovida... obrigada por partilhares.

Alexandra A. disse...

Um relato maravilhado e maravilhoso deste dia 25 de Abril. E não se esquecerem da tia, a quem enviaram nessa altura a linda foto deste "post".

Bjs aos três