segunda-feira, 21 de maio de 2012

Primeiro desgosto

Mamã, mandei a música das Winx para o caixote do lixo! Madalena, de iPhone na mão estendida, à beira das lágrimas. Tantas vezes viu e reviu a pequena filmagem que fizemos no concerto com o telemóvel, que se enganou e sem querer a apagou. Um erro crasso, porque por mais que tentasse não lhe consegui recuperar o filme. E quando finalmente tive de lhe confirmar a má notícia, Dona Mada ficou tão triste, tão infeliz, que se eu pudesse tinha ido a correr assistir a outro concerto das Winx só para lhe filmar mais cinco minutos. Chorou, chorou, inconsolável, as lágrimas a correrem e sem uma única palavra, só uma tristeza muito grande, os ombros a subir e a descer ao ritmo dos soluços, que aquilo não era birra, era desgosto a sério, daqueles que sentimos perante a força de uma inevitabilidade. E eu a pensar que quem me dera poder protege-la para sempre de todas as perdas e desgostos que há-de ter pela vida fora, porque viver é isso mesmo, mas sabendo perfeitamente que muitas vezes pouco mais poderei fazer além de a abraçar assim, com muita força, e desejar que ela venha sempre ter comigo quando precisar de um ombro. Acabou por adormecer deitada no sofá, a cabeça no meu colo, agarrada à sua Gatinha. Quando acordou, nem uma palavra mais sobre o acidente, mas à noite na cama, as luzes já apagadas, ainda me disse mamã, mandei a música das Winx para o caixote do lixo...

1 comentário:

Alexandra A. disse...

Comovi-me com este teu texto, mamã Filomena. Por causa do desgosto tão sentido da Madalena e da tua vontade de lhe evitar as inevitabilidades da vida. É tão difícil sentir que há coisas a que não podemos mesmo poupar os nossos filhos. Mas o que importa mesmo é que ela saiba que estás lá, para a abraçar e consolar sempre que precisar de colo.