segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A minha leeeeeeeeeeeeeeeetra !

Agora anda nisto. Vai muito bem na rua connosco e de repente desta aos berros, satisfeitíssima, porque vislumbrou a sua letra. Na matricula de um carro, numa publicidade de rua, num graffiti que alguém pintou numa parede... seja onde for, onde houver um M, ela há-de dar com ele. o éme, a minha letra, diz toda orgulhosa. E nós, ao lado, mais orgulhosos ainda. Dona princesa, pouco mais de dois anos e meio, conhece (quase) todas as letras do alfabeto. A letra dela, a do pai, a da mãe, a do mano, a dos avós, das tias, dos primos, da Joana, da Inna, e por ai fora. Até o K, que como não tinha ninguém a quem ser atribuída, pensámos que seria mais difícil. Qual quê? K é a letra da Kitty, naturalmente.

A paixão pelas letras (sobretudo pela dela própria) é de tal ordem, que de vez em quando vai buscar um toalhete e dedica-se a limpar, laboriosamente, o tapete de borracha, em jeito de puzzle, com as várias letras e números que temos no chão do quarto dos brinquedos.

Já agora, e porque estamos em maré de elogios (coisa que nunca se vê neste blogue), temos de referir também os dotes matemáticos de dona princesa, que identifica na perfeição os números de um a dez. Com as cores tem tido alguma dificuldade, mas lá se vai desenrascando. E quando não sabe inventa: aquele carro é verde, aquele é azul, aquele... não lembro... aquele é da cor do Benfica.

1 comentário:

graça anibal disse...

A avó é testemunha de que não só identifica a letra com o nome da pessoa como sabe que nome têm quase todas as letras, coisa que muito menino bem crescido e até alguns adultos não sabem.