domingo, 27 de dezembro de 2009

Madalena foi ao Zoo

Devia ter uns sete ou oito anos quando os meus pais me levaram ao Jardim Zoológico pela primeira vez, numas férias passadas em Lisboa em que viemos os quatro enfiados no Mini do primo António de Queluz. Nós e o primo, naturalmente. Fiquei com mais lembranças da viagem e da ida à Feira Popular do que da visita aos bicharocos do Zoo, mas sei que havia um elefante que tocava um sino quando lhe davam comida, montes de macacos enfiados em gaiolas e uma zona de cobras que eu e a mãe detestámos. Também havia um cemitério de cães, a imitar os cemitérios à séria, que me deixou muito comovida, apesar de o pai só dizer que aquilo era um perfeito disparate.
Depois disso devo ter voltado mais uma ou duas vezes, com um ou outro namorado, mas as visitas varreram-se-me da memória, por isso mal reconheci o Jardim Zoológico quando lá entrámos ontem. A desculpa era aproveitar o sol depois da tempestade dos últimos dias e levar a Madalena a ver os animais, mas na verdade ela não se entusiasmou assim muito. Entusiasmámo-nos nós, eu e o pai, belos cromos um e o outro, a ver a nova casa dos macacos, que já não estão enfiados em jaulas, os tigres brancos, os leões marinhos, os golfinhos. Dona princesa bateu palminhas, fez uma ou outra birra a pedir colo, assistiu impávida ao espectáculo da baía dos golfinhos, mas passou uma boa parte do tempo a dormir no seu carrinho.
Conclusão: temos de lá voltar. Os bilhetes são caríssimos (16 euros cada), a zona dos restaurantes precisa urgentemente de uma mudança radical, mas o Jardim Zoológico não perdeu a magia.

1 comentário:

graça anibal disse...

Depois de ter visto o lindo canário da avó, de lhe ter posto o nome (Piu)e de ter mexido na alpista, queriam que ela apreciasse esses enormes bicharocos que só se podem ver ao longe?
Beijos